terça-feira, 16 de setembro de 2014

"COMO VOCÊ PODE RIR DE UMA COISA DESSAS?"

A editora Veneta lançou no Brasil o livro Como você pode rir de uma coisa dessas?, com cartuns cruéis do islandês Hugleikur Dagsson. Li há alguns meses e, sim, ri muito de tudo. Demorei muito para falar desse livro porque não estou com tempo para fazer mais nada, mas vamos lá.

Dagsson mal pode ser chamado de politicamente incorreto. Desenhista que praticamente não desenha (faz poucos traços, como se fosse uma criança mexendo na caneta), criou quase uma nova categoria. O humor do sujeito é tão pé na cara que assusta. Veja só isso aí.







Pode não parecer, mas Dagsson chegou a cursar escola de artes. Adorava a revista Mad, mas não tinha a menor paciência para aprender a desenhar - daí seus traços infantis. "Meus primos e eu tínhamos o mesmo senso de humor e adorávamos desenhar sobre pessoas comendo merda, essas coisas", disse ele em entrevista ao The Guardian, fazendo questão de afirmar que não teve nenhum tipo de trauma nem viu nenhum crime em família quando criança. "Não que eu saiba, pelo menos", contou.

No mesmo papo (leia tudo aqui) você fica sabendo que ele chegou a produzir quatro livrinhos de quadrinhos auto-bancados, com títulos simpáticos como Love us, Kills us, Fuck us, Save us. E depois veio uma peça, Avoid us, repleta de piadas sobre humilhação e até sobre o suicídio de Papai Noel. Dagsson não censura temas e só deixa de lado uma ideia quando não a acha engraçada. Um detalhe é que ele tem fãs crianças. "Sempre que um pai me aborda para falar que seu filho de 8 anos é fã dos meus livros, penso: 'Bom, tá sob sua responsabilidade'. Não acho que crianças vão gostar de imitar o que veem ali", diz.


Dagsson mantém também um tumblr, com cartuns em inglês. Num deles, dá sua própria versão da Bíblia Sagrada. Olha aí embaixo




Aqui ele vende originais, camisetas e livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário