sexta-feira, 26 de setembro de 2014

PITTY EM "CRONOGRAFIA"

Entrevista com Pitty sobre Cronografia: Uma trajetória em fotos, livro de imagens (e texto) sobre toda a sua carreira, que ela acaba de lançar. Saiu em O Dia.



CRONOGRAFIA CONTA A HISTÓRIA DE PITTY EM LIVRO
Livro traz imagens de infância e de antigas bandas da cantora
Publicado em O Dia em 25 de setembro de 2014

Pitty já havia tido a ideia de contar sua história em fotos — e em texto, escrito por ela própria — há seis anos. “Só tinha visto livros como esses feitos por bandas gringas, e achava que era uma linguagem diferente”, lembra ela, lançando Cronografia: Uma trajetória em fotos (Ed. Ideal, 164 págs., R$ 64,90). Além de imagens de bastidores feitas após 2003, quando começou sua carreira solo, há imagens de infância e de suas antigas bandas da Bahia, Shes e Inkoma, ambas dos anos 90.

A rockstar Pitty já teve problemas de adaptação no colégio (quando mudou-se de Salvador para Porto Seguro no meio do ano letivo e teve dificuldades para se enturmar), fez curso de modelo (uma foto do livro entrega) e, enquanto fazia hardcore com o Inkoma, tocava bateria na Shes, só de mulheres. “Tínhamos que montar os shows, colar os cartazes, fazer capinha de xerox para as fitas”, lembra. A cantora é amiga dos ex-colegas das duas bandas e recorreu a eles para conseguir material para o livro. “Algumas fotos estavam comigo (ela mora em São Paulo desde a década passada), mas falei com eles e com fotógrafos da época”, conta Pitty. 

Em Cronografia ela lembra também que cantou pela primeira vez na infância, num show de calouros. E que na adolescência, gravava fitas dos amigos (de bandas como AC/DC e Guns N’ Roses) sem nem saber como eram as caras dos músicos. “A imagem só veio depois, com a MTV (em 1990). Mas eu nem tinha TV a cabo, nem internet, nem revistas. Só fui saber como era o Angus Young (guitarrista do AC/DC) muito tempo depois”, conta no livro.

O material recente inclui fotos tanto de sua carreira solo quanto do Agridoce (projeto seu com o guitarrista Martin). Em algumas imagens, aparece seu ex-baixista Joe, que saiu brigado da sua banda, em meio a um processo.

Um comentário: